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ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

1.        ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Depois que falamos das experiencias, Modelos, abordagens e Práticas de DC, que na verdade não são senão mecanismos empreendidos em parcerias sociais, urge a necessidade de encontrar, alternativas para o DC.

 

A teoria resume em:

Þ    Territórios/regiões ditas Pólo de Desenvolvimento,

Þ    Empreendedorismo e Inovação

 

1.1.            Pólo de Desenvolvimento

Pode-se compreender o Pólo de Desenvolvimento mediante o “Pólo de Crescimento

 

Pólo de Crescimento: na Óptica de François Perroux, 1955, se refere a uma região e/ou divisão administrativa, em que se verifique:

F Uma concentração industrial, resultante de grande fonte de matéria-prima,

F Local de passagem e concentração de transito,

F Fluxos comerciais significativos,

F Grandes áreas agrícolas.

 

O Pólo de Crescimento pode-se tornar num Pólo de Desenvolvimento quando se verificar:

   Transformações estruturais e

      Expandir a produção e o emprego no meio em que esta inserido.

 

O Pólo de Desenvolvimento não existe como uma unidade isolada, mas sim como unidade ligada à sua região pelos canais por onde se propagam os preços de insumos – produtos.

 

A industrialização é chave para que se identifique um Pólo de Desenvolvimento (Insumo - Produto)

Þ    O Distrito, nesta óptica, não poderá ser Pólo de Desenvolvimento.

Þ    Podem ser Pólos de Desenvolvimento, Cidade da Matola, Regadio de Chocuè, Moatize, Nacala.

 

Ligado ao Pólo de Desenvolvimento esta a ideia de incentivo ou fomento ao Empreendedorismo e a inovação (Joseph Schumpeter, Lurdes Ferreira 2010)

 

 

 

1.2.            Empreendedorismo e Inovação.

Empreendedorismo estuda competências e habilidades relacionadas à criação de projectos (técnicos, científicos, empresariais).

 

Características de Empreendedor:

      Criatividade/iniciativas,

      Planificador/organização,

      Liderança,

      Trabalho em equipe,

      Curiosidade/busca de informação

      Comunicação e saber ouvir,

      Persistência.

 

No empreendedorismo se enquadram a geração não só dos superenergéticos (petroleiros, gás, carvão, hidroeléctricas…), como também as Zonas Económicas Especiais, são empreendimentos…são Pólos de Desenvolvimento.

 

 

 

 

 

15 Definições de Empreendedorismo

1.                                                Abílio Diniz, Grupo Pão de Açúcar: “Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Ele não é um cara que briga, faz negócios. Brigar é coisa de namorados.”

2.                                                Eike Batista, Grupo EBX: “Empreender é enxergar uma oportunidade, ou uma boa ideia, e assumir o risco de botá-la em prática, executá-la. E Moçambique precisa disso, pois a vontade do moçambicano de tomar riscos ficou reprimida nos últimos 20 anos.”

3.                                                Wellington Nogueira, Doutores da Alegria: “Empreender é gostar de encrenca. Sair na chuva e se molhar, ajoelhar e rezar.”

4.                                                Romero Rodrigues, BuscaPé: “Empreender é acreditar no impossível. Se você quer empreender e está perseguindo uma ideia, não conheço nenhuma palavra que possa provocar e trazer mais sucesso, realização e felicidade do que a palavra impossível.”

5.                                                Pedro Passos, Natura: “O empreendedor é apaixonado por uma ideia e corre atrás dela. Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a segunda, terceira, quarta iniciativa.”

6.                                                Ricardo Buckup, B2 Agência: “Empreender é correr risco, é liberdade, é autonomia, é desafio e é demais. É saber que, seja no negócio, na família ou em uma empresa, você não fica na zona de conforto. É buscar outro desafio não só nos negócios, mas na vida.”

7.                                                Salim Mattar, Localiza: “Empreendedores de verdade são aqueles que vencem em um ambiente hostil.”

8.                                                Arnold Correia, SubWay Link: “Empreender é acreditar no seu sonho, fazer com que mais pessoas acreditem nele e transformar tudo isso num sonho de um monte de gente. Sozinho fica pequeno. Tem que ser em time.”

9.                                                Diego Martins, Acesso Digital: “Empreender é justamente acreditar que não existe limitador algum para você fazer aquilo que sonha. E, para ter força, você precisa se inspirar em coisas que superou no passado.”

10.                                            Wagner Furtado, Cash Monitor: “Empreender é fácil. Continuar empreendendo é que é difícil. É simples ter uma iniciativa inovadora. Agora, quebrou? Vai de novo. Quebrou novamente? Tenta de novo. É aí que sobra só quem aguentar mais paulada. Empreender é aguentar paulada.”

11.                                            Valério Dornelles, Tecno Logys: “Empreender é ter vontade de realizar. É você não ficar contente em apenas ter ideias, e sim de colocá-las em prática.”

12.                                            Rodrigo Azevedo, Comunique-se: “Empreender é insistir. É ter muita gana, muita vontade de fazer acontecer, não se cansar e acreditar nesse sonho. Deveria ser a primeira opção de emprego para todas as pessoas.”

13.                                            Bento Koike, Tecsis: “Empreender é curtir muito encontrar uma solução para algo que está te importunando. Se essa for uma solução que você bolou, não copiou, ela é o grande incentivador do espírito empreendedor.”

14.                                            Wilson Poit, Poit Energia: “O empreendedor não tem vergonha de tentar e ter atrevimento para querer coisas maiores. Ele sabe que o ‘não’ ele já tem garantido.”

15.                                            Rodrigo Teles, ex-diretor-geral da Endeavor Brasil e diretor da Fundação Estudar: “Empreendedor é quem tem um sonho apaixonante, uma fé inabalável, e se joga de cabeça!”

 

O que é Inovação?

“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.”

 

Tipos de inovação:

 

·         Inovação de processo:

Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Geralmente há aumentos de produtividade e redução de custos. Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.

 

·         Inovação de produto:

Consiste em modificações nos atributos do produto, mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores. Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”.

 

A importância de inovar

Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.

“Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.”

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa,

As inovações são importantes porque permitem que as empresas

·         Acesse--m novos mercados,

·         aumentem suas receitas,

·         ealizem novas parcerias,

·         adquiram novos conhecimentos e

·         aumentem o valor de suas marcas.

 “As empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado.”

Como inovar

Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.


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