1. ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
Depois que falamos das experiencias, Modelos, abordagens e Práticas de DC,
que na verdade não são senão mecanismos empreendidos em parcerias sociais, urge
a necessidade de encontrar, alternativas para o DC.
A teoria
resume em:
Þ
Territórios/regiões
ditas Pólo de Desenvolvimento,
Þ
Empreendedorismo e Inovação
1.1.
Pólo de Desenvolvimento
Pode-se compreender o Pólo de Desenvolvimento mediante o “Pólo de Crescimento”
Pólo de
Crescimento: na Óptica de François Perroux, 1955, se refere a uma região
e/ou divisão administrativa, em que se verifique:
F Uma concentração
industrial, resultante de grande fonte de matéria-prima,
F Local de passagem e concentração
de transito,
F Fluxos comerciais
significativos,
F Grandes áreas agrícolas.
O Pólo de Crescimento pode-se tornar num Pólo de
Desenvolvimento quando se verificar:
Transformações
estruturais e
Expandir a
produção e o emprego no meio em que esta inserido.
O Pólo de Desenvolvimento não existe como uma unidade isolada, mas
sim como unidade ligada à sua região pelos canais por onde se propagam os
preços de insumos – produtos.
A industrialização é chave para que se identifique um Pólo de
Desenvolvimento (Insumo
- Produto)
Þ
O Distrito,
nesta óptica, não poderá ser Pólo de Desenvolvimento.
Þ
Podem ser
Pólos de Desenvolvimento, Cidade da Matola, Regadio de Chocuè, Moatize, Nacala.
Ligado ao Pólo de Desenvolvimento esta a ideia de incentivo ou fomento ao Empreendedorismo e a inovação
(Joseph Schumpeter, Lurdes Ferreira 2010)
1.2.
Empreendedorismo e Inovação.
Empreendedorismo estuda competências e habilidades relacionadas à criação de projectos (técnicos, científicos, empresariais).
Características
de Empreendedor:
Criatividade/iniciativas,
Planificador/organização,
Liderança,
Trabalho em
equipe,
Curiosidade/busca
de informação
Comunicação
e saber ouvir,
Persistência.
No empreendedorismo se enquadram a geração não só dos superenergéticos
(petroleiros, gás, carvão, hidroeléctricas…), como também as Zonas
Económicas Especiais, são empreendimentos…são Pólos de Desenvolvimento.
15
Definições de Empreendedorismo
1.
Abílio Diniz, Grupo Pão de Açúcar: “Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Ele
não é um cara que briga, faz negócios. Brigar é coisa de namorados.”
2.
Eike Batista, Grupo EBX: “Empreender é enxergar uma oportunidade, ou uma boa
ideia, e assumir o risco de botá-la em prática, executá-la. E Moçambique precisa
disso, pois a vontade do moçambicano de tomar riscos ficou reprimida nos
últimos 20 anos.”
3.
Wellington Nogueira, Doutores da Alegria: “Empreender é gostar de encrenca.
Sair na chuva e se molhar, ajoelhar e rezar.”
4.
Romero Rodrigues, BuscaPé: “Empreender é acreditar no impossível. Se você quer
empreender e está perseguindo uma ideia, não conheço nenhuma palavra que possa
provocar e trazer mais sucesso, realização e felicidade do que a palavra impossível.”
5.
Pedro Passos, Natura: “O empreendedor é apaixonado por uma ideia e corre atrás
dela. Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a
segunda, terceira, quarta iniciativa.”
6.
Ricardo Buckup, B2 Agência: “Empreender é correr risco, é liberdade, é autonomia, é
desafio e é demais. É saber que, seja no negócio, na família ou em uma empresa,
você não fica na zona de conforto. É buscar outro desafio não só nos negócios,
mas na vida.”
7.
Salim Mattar, Localiza: “Empreendedores de verdade são aqueles que vencem em um
ambiente hostil.”
8.
Arnold Correia, SubWay Link: “Empreender é acreditar no seu sonho, fazer com que mais
pessoas acreditem nele e transformar tudo isso num sonho de um monte de gente.
Sozinho fica pequeno. Tem que ser em time.”
9.
Diego Martins, Acesso Digital: “Empreender é justamente acreditar que não existe
limitador algum para você fazer aquilo que sonha. E, para ter força, você
precisa se inspirar em coisas que superou no passado.”
10.
Wagner Furtado, Cash Monitor: “Empreender é fácil. Continuar empreendendo é que é
difícil. É simples ter uma iniciativa inovadora. Agora, quebrou? Vai de novo. Quebrou
novamente? Tenta de novo. É aí que sobra só quem aguentar mais paulada.
Empreender é aguentar paulada.”
11.
Valério Dornelles, Tecno Logys: “Empreender é ter vontade de realizar. É você não ficar
contente em apenas ter ideias, e sim de colocá-las em prática.”
12.
Rodrigo Azevedo, Comunique-se: “Empreender é insistir. É ter muita gana, muita vontade
de fazer acontecer, não se cansar e acreditar nesse sonho. Deveria ser a
primeira opção de emprego para todas as pessoas.”
13.
Bento Koike, Tecsis: “Empreender é curtir muito encontrar uma solução para algo que está te
importunando. Se essa for uma solução que você bolou, não copiou, ela é o
grande incentivador do espírito empreendedor.”
14.
Wilson Poit, Poit Energia: “O empreendedor não tem vergonha de tentar e ter atrevimento
para querer coisas maiores. Ele sabe que o ‘não’ ele já tem garantido.”
15.
Rodrigo Teles, ex-diretor-geral da Endeavor Brasil e diretor da Fundação
Estudar: “Empreendedor
é quem tem um sonho apaixonante, uma fé inabalável, e se joga de cabeça!”
O que é
Inovação?
“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.”
Tipos de inovação:
·
Inovação de processo:
Trata de mudanças
no processo de produção do produto ou serviço. Geralmente há aumentos
de produtividade e redução de custos. Exemplo: automóvel produzido por
robôs em comparação ao produzido por operários humanos.
·
Inovação de produto:
Consiste em modificações
nos atributos do produto, mudança na forma como ele é percebido pelos
consumidores. Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação
ao “convencional”.
A
importância de inovar
Considerando que as inovações são capazes de gerar
vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a
sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.
“Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem
em relação aos demais.”
A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa,
As inovações são importantes porque permitem que
as empresas
·
Acesse--m
novos mercados,
·
aumentem suas
receitas,
·
ealizem novas
parcerias,
·
adquiram
novos conhecimentos e
·
aumentem o
valor de suas marcas.
“As
empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias,
invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado.”
Como
inovar
Para que as empresas realizem inovações é necessário
que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no
cenário competitivo vigente. Não há como se tornar uma empresa inovadora sem
dar a devida importância ao tema.
Comentários