Avançar para o conteúdo principal

Altimetria e Processos de Representação do Relevo

Altimetria e Processos de Representação do Relevo

1.Altimetria e Processos de Representação do Relevo. 4

1.1.Conceitos Básicos. 4

1.1.1.Cartografia. 4

1.1.2.Altimetria. 4

1.1.3.Altitude. 4

1.1.4Cota…    5

1.1.5.Desnível 5

1.2.Formas de representação altimétrica pelo método cotado e curva de nível 5

1.2.1.Método Cotado. 5

1.2.2. Métodos de Curvas de Nível 6

1.2.2.1. Principais características. 7

1.2.2.2. O traçado de curvas de nível em forma de relevos diedros, convexos e côncavos. 7

1.2.2.2.1 Formas de relevo convexo e côncavo. 8

1.2.2.4. O traçado de curvas de nível em formas de relevo derivadas ou compostas. 9

Conclusão. 11

Referência bibliográfica. 12




1.      Altimetria e Processos de Representação do Relevo

1.1.Conceitos Básicos

1.1.1.      Cartografia

De acordo com ROSA (2004:4), "a Cartografia é considerada como a ciência e a arte de expressar (representar), por meio de mapas e cartas, o conhecimento da superfície terrestre. É ciência porque, para alcançar exatidão, depende basicamente da astronomia, geodesia e matemática. É arte porque é subordinada as leis da estética, simplicidade, clareza e harmonia".

Segundo NAZARENO (2009:4), "Cartografia Arte de levantamento, construção e edição de cartas de qualquer natureza, e a ciência na qual repousa.” Ou “Produto do conhecimento obtido no estudo de mapas geográficos, dos métodos para sua produção e reprodução, e de seu uso.”

A cartografia é a ciência de representação e investigação da disposição espacial de combinações e interligações dos fenómenos da natureza e da sociedade por meio de modelos de sinais que refletem as diferentes partes da realidade em forma generalizada e evidente.

1.1.2.      Altimetria

De acordo com GASPAR (2004:13), "altimetria conjunto dos processos utilizados na medição de cotas e altitudes, isto é, o mesmo que hipsometria. As cotas e altitudes no terreno podem ser determinadas directamente através de altímetros, do GPS, ou, de forma mais exacta, de operações de nivelamento".

É a projeção plana que contempla as informações do relevo do terreno levantado. O nivelamento destes pontos, porém, não termina com a determinação do desnível entre eles, mas inclui também, o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido, isto é, referência de nível para os pontos nivelados.

1.1.3.      Altitude

Segundo GASPAR (2004: 13), "altitude é a distância vertical entre um ponto e uma superfície tomada como referência, em regra, o nível médio do mar".

Na perspectiva de ANDERSON (1982), “ altitude é o resultado da diferença vertical entre um ponto de referência (normalmente o nível de mar) e um outro ponto objectivo. Isto fornece a cota do ponto, ou seja, sua altitude acima do nível do mar”.

A altitude corresponde à distância, medida na vertical, entre o nível medio das águas do mar e o lugar.

1.1.4.      Cota

Segundo GASPAR (2004: 98), " é distância vertical, à superfície da terra, entre um ponto e um nível arbitrário tomado como referência".

A cota de um ponto da superfície terrestre é definida como a distância vertical deste ponto a uma superfície qualquer de referência, que não é o Geóide. Esta superfície de referência pode estar situada abaixo ou acima da superfície determinada pelo nível médio dos mares.


  PARA ACESSAR O TRABALHO COMPLETO CLIQUE NO LINK ABAIXO



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO E EM MOÇAMBIQUE

GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO E EM MOÇAMBIQUE   1.1. Globalização Globalização é uma força condutora central por trás das rápidas mudanças sociais, políticas e económicas que estão a remodelar as sociedades modernas e a ordem mundial (CARDOSO, 1996) Para DRUCKER, (1993) a globalização significa “A integração do capital, da tecnologia e da informação para lá das fronteiras nacionais, criando um mercado global único e em certa medida, uma aldeia global”.   De acordo com BHALLA, (2005) Globalização como um processo que tem conduzido ao condicionamento crescente das políticas económicas nacionais pela esfera mega económica, ao mesmo tempo que se adensam as relações de interdependência, dominação e dependência entre os actores internacionais e nacionais, incluindo os próprios governos nacionais que procuram pôr em prática as suas estratégias no mercado global.   Globalização é um conjunto de transformações económicas, políticas, sociais e culturais que se fazem sentir...

introdução a pedogeografia

Introdução a Pedogeografia Geografia de solos, também chamada Pedogeografia, estuda a distribuição de solos, as associações características dos solos com a vegetação, drenagem, relevo, rochas, clima e o significado dos solos na economia e cultura de uma região . A pedologia (ciência do solo) surgiu no século passado e os geógrafos contribuíram muito para o seu desenvolvimento.   A real natureza do solo como uma entidade isolada, separada do material rochoso subjacente, do qual é originário, foi descoberta por um geólogo russo, V. V. Dokuchaev, por volta de 1875. Uma classificação apropriada dos solos, baseada em suas características inerentes, ao invés de no material geológico do qual são formados, foi criada em 1927 pelo geógrafo americano C. F. Marbut.   Na relação do ambiente com o homem, o solo é de fundamental importância. A agricultura ainda emprega os esforços de aproximadamente dois terços da população mundial, e a maior parte das matérias primas para a indústria...

HISTORIAL DA PLANIFICAÇÃO EDUCACIONAL E ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A HISTORIA DE UM CONCEITO

                        1.1 - Planificação Ø   Planificação é um processo que consiste na determinação dos objectivos do desenvolvimento da educação (Matangue 2008). Ø   Planificação é um exercício de se antecipar o futuro da instituição, de traçar o caminho a seguir, de definir rumos, de preparar o desenvolvimento para vencer as condições diversas do mercado 1.2 - Educação Educação é uma componente imprescindível na dinâmica do desenvolvimento do povo, na reprodução social e na formação de ideias na medida em que ensina, ou instrui a sociedade em diferentes níveis de vida económica política e social.   2 . Algumas observações sobre a história de um conceito     Em primeiro lugar, seria necessário recordar sistematicamente os diferentes aspectos de uma evolução que, durante vinte ou vinte e cinco anos, absorveu-se uma boa parte das r...