1. As visitas de estudo como forma de organização do PEA
da geografia
A
visita de estudo é uma das estratégias que mais estimula os alunos dados o
carácter motivador que constitui a saída do espaço escolar. A componente lúdica
que envolve, bem como a relação professor - alunos que propicia, leva a que
estes se empenhem na sua realização. Contudo, a visita de estudo é mais do que
um passeio. Constitui uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de
conhecimentos, proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho, facilita
a sociabilidade. (CARVALHO, A. 1991).
A
visita de estudo constitui uma estratégia motivacional para a aprendizagem dos
alunos, não só mas também melhora a relação professor-aluno favorecendo deste
modo a aquisição de conhecimentos
A
visita de estudo tem múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas; de
entre elas destacam-se as que decorrem da relação de proximidade entre
professores e alunos. Num outro registo, num outro contexto de trabalho, o
clima interpessoal melhora. E, muitas vezes, mais importante que os
conhecimentos que se adquirem, são as descobertas mútuas que se proporcionam.
(DEWITT, J., & STORKSDIECK 2005,
89, pp. 936-955)
Um dos objectivos das novas
metodologias de ensino e aprendizagem é, precisamente, promover a interligação
entre teoria e prática, a escola e a realidade. A visita de estudo é um dos
meios mais utilizados pelos professores para atingir este objectivo, ao nível
das disciplinas que leccionam. (OLIVEIRA)
De
acordo com o autor, a visita de estudo e um meio utilizado pelo professor com
objectivo conciliar a teoria com a prática, a escola e a realidade vivida pelo
aluno.
Organizadas
neste contexto, as visitas de estudo têm, progressivamente, acentuado o seu
carácter interdisciplinar: as deslocações dos alunos surgem integradas em
projectos - turma, colaborando na sua planificação e organização professores de
diferentes disciplinas. Uma mesma realidade é susceptível de ser abordada em
diferentes perspectivas, tornando-se mais fácil para os alunos compreender, no
concreto, que os conhecimentos não são compartimentados. (CARVALHO, A. 1991).
Visitas
globalizantes no decurso das quais se reconhecem aspectos geográficos,
históricos, artísticos, económicos, literário, favorecem a compreensão do
carácter total da realidade. Estas experiências, que implicam a coordenação do
trabalho entre os professores, tornam mais fácil a abordagem interdisciplinar
dos diferentes conteúdos programáticos.
Apesar
de preponderarem as visitas de carácter interdisciplinar, podem justificar-se
visitas especializadas. Este tipo de visita visa abordar um aspecto específico
de um tema de uma disciplina, assumindo um carácter "monográfico".
1.1. A definição dos objectivos
O que distingue a visita de estudo
de um passeio ou excursão é a sua integração no processo ensino e aprendizagem,
bem como a sua planificação e preparação cuidada. (OLIVEIRA)
Na preparação de uma visita, o
primeiro momento será a definição dos objectivos. Se estes forem de carácter
fundamentalmente cognitivo, dever-se-á ter em conta o momento do processo de
aprendizagem considerado mais oportuno para a realizar. (OLIVEIRA)
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