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As visitas de estudo como forma de organização do PEA de geografia

1. As visitas de estudo  como forma de organização do PEA da geografia

A visita de estudo é uma das estratégias que mais estimula os alunos dados o carácter motivador que constitui a saída do espaço escolar. A componente lúdica que envolve, bem como a relação professor - alunos que propicia, leva a que estes se empenhem na sua realização. Contudo, a visita de estudo é mais do que um passeio. Constitui uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho, facilita a sociabilidade. (CARVALHO, A. 1991).

A visita de estudo constitui uma estratégia motivacional para a aprendizagem dos alunos, não só mas também melhora a relação professor-aluno favorecendo deste modo a aquisição de conhecimentos 

A visita de estudo tem múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas; de entre elas destacam-se as que decorrem da relação de proximidade entre professores e alunos. Num outro registo, num outro contexto de trabalho, o clima interpessoal melhora. E, muitas vezes, mais importante que os conhecimentos que se adquirem, são as descobertas mútuas que se proporcionam. (DEWITT, J., & STORKSDIECK 2005, 89, pp. 936-955)

Um dos objectivos das novas metodologias de ensino e aprendizagem é, precisamente, promover a interligação entre teoria e prática, a escola e a realidade. A visita de estudo é um dos meios mais utilizados pelos professores para atingir este objectivo, ao nível das disciplinas que leccionam. (OLIVEIRA)

De acordo com o autor, a visita de estudo e um meio utilizado pelo professor com objectivo conciliar a teoria com a prática, a escola e a realidade vivida pelo aluno.

 

Organizadas neste contexto, as visitas de estudo têm, progressivamente, acentuado o seu carácter interdisciplinar: as deslocações dos alunos surgem integradas em projectos - turma, colaborando na sua planificação e organização professores de diferentes disciplinas. Uma mesma realidade é susceptível de ser abordada em diferentes perspectivas, tornando-se mais fácil para os alunos compreender, no concreto, que os conhecimentos não são compartimentados. (CARVALHO, A. 1991).

Visitas globalizantes no decurso das quais se reconhecem aspectos geográficos, históricos, artísticos, económicos, literário, favorecem a compreensão do carácter total da realidade. Estas experiências, que implicam a coordenação do trabalho entre os professores, tornam mais fácil a abordagem interdisciplinar dos diferentes conteúdos programáticos.

Apesar de preponderarem as visitas de carácter interdisciplinar, podem justificar-se visitas especializadas. Este tipo de visita visa abordar um aspecto específico de um tema de uma disciplina, assumindo um carácter "monográfico".

1.1. A definição dos objectivos

O que distingue a visita de estudo de um passeio ou excursão é a sua integração no processo ensino e aprendizagem, bem como a sua planificação e preparação cuidada. (OLIVEIRA)

Na preparação de uma visita, o primeiro momento será a definição dos objectivos. Se estes forem de carácter fundamentalmente cognitivo, dever-se-á ter em conta o momento do processo de aprendizagem considerado mais oportuno para a realizar. (OLIVEIRA)


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