1.Conceitos de sistemas a administrativos
dentro de um contexto escolar.
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a
localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização escolar. Já a descentralização
pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.
Em Moçambique, a tendência nos últimos 10 anos tem
sido uma maior descentralização das organizações escolares, partindo de base
onde são feitas as planificações . No entanto, esta tendência não significa que
todas as organizações escolares deveriam descentralizar todas suas decisões.
Cada organização deve ter a localização da tomada de decisão na hierarquia de
acordo
1.1. Grau de centralização-descentralização
O grau
de centralização-descentralização de cada organização é afetado por diversos
fatores.
Distribuição do poder dentro de uma escola
A
distribuição do poder dentro da empresa é concentração de autoridade na cúpula
da
hierarquia ou sua
relativa dispersão nos demais níveis da empresa. Muitos autores consideram
centralização como sinônimo da concentração da autoridade na cúpula e
descentralização como sinônimo da dispersão da autoridade pelos demais outros
níveis da empresa...
Anatomia do processo decisorial
O
processo de decisão pode ser dado pela parte mais alta da hierarquia ou
disperso pela escola. Muitas vezes, os processos decisoriais correspondem ao organograma
da escola, porém, em alguns casos as decisões podem ser delegadas aos demais
níveis hierárquicos da empresa.
Formalização
A
formalização é a codificação das normas, regras, políticas e procedimentos da esola
Ela reflete o grau de centralização da escola . Quanto mais específicas e
precisas são as normas, mais centralizada tende a ser a organização escolar.
1.2. Benefícios da
descentralização
Funcionários
mais baixos na hierarquia da escola podem
ter mais acesso à informação que os mais altos na hierarquia, já que
normalmente quem tem contacto direto com consumidores e características
específicas e técnicas da operação da escola se concentram em níveis
hierárquicos mais baixos.
Além
disso, essas informações são custosas de serem transferidas através de toda a
hierarquia da escola. Em uma decisão centralizada nos níveis mais altos, a
decisão pode ter falta de informações, ou os tomadores de decisão incorrem de
altos custos para obter as informações necessárias. Por isso, decisões
descentralizadas contribuem para melhor uso de conhecimento específico que são mais facilmente obtidas ao usar a diversidade de funcionários
da escola .
Custos da
descentralização
Na
perspectiva de MAXIMIANO (2004:45) “Direitos
de decisão descentralizados permitem o uso de conhecimento
específico. Entretanto, não necessariamente os funcionários tem incentivo para
agir a fim de maximizar o valor da organição escolar”.
Desenvolver um programa de incentivos para
minimizar esse problema muitas vezes é uma tarefa custosa. A escola pode utilizar medidas de desempenho individual
ou em grupo, ou monitoramento directo. Entretanto, toda técnica tem custo, e
nenhuma delas resolve o completamente problema
1.3. Definindo um
grau de descentralização: vantagens e desvantagens
Utilizar tomada de decisão centralizada ou
descentralizada depende da escola e do
sector em que a escola se encontra. Não
há regras a serem utilizadas por escola para
decidir o nível de descentralização em sua escola. Estudos empíricos mostram é
mais provável que escolas maiores como
as universidades com mais conhecimento
específico e maior diversificação apresentem um nível maior de descentralização.
Segue vantagens e desvantagens de tomada de decisão centralizada e
descentralizada.
De uma estrutura
centralizada:
|
|
Vantagens |
Desvantagens |
Procedimentos homogeneous |
Alta dependência da cúpula |
Facilidade de controle |
Menor competição entre unidades |
Eficiência na comunicação vertical |
Maior dificuldade em avaliar gerentes |
Melhor acesso à informação |
Desestimulo a criatividade |
Menos redundância de tarefas |
Ineficiência no uso de recursos |
2. As
rúbricas que as escolas usam para o seu funcionamento
Esta
parte do trabalho o grupo vai abordar os aspectos relativos a realização das
despesas e as receitas que elas arrecadas ao longo de um determinado ano
escolar ou académico.
Para
tal vamos primeiro dar o conceito de Orçamento e mais outros elementos que compreendem
a realição das despesas.
2.1.
Orçamento escolar: segundo o manual da
Commonwealth, módulo 5 de gestão financeira, diz que o orçamento dentro de uma instituição
do ensino é um processo de preparar um previsão dum rendimento anticipado e da utilização
proposta. Ou por outras palavras é o
processo de preparar o resumo de
programas duma escola reflectindo os
rendimentos e gastos esperados.
Com isso, é necessário identificar e alistar as actividades que quer se seja executadas na escola
durante um periodo de um ano, alistar os recursos necessários
e as possíveis fontes.
Orçamentação
é um processo de relatar gastos de
fundos duma forma sistemática para o alcance duma missão e objectivos planedos duma escola. Ele tem
três funoes fundamentais:
·
Providenciar
uma visão do custo no tempo pra implementação de programas escolares;
·
Como um
instrumento para delegação de autoridades; e
·
Um
instrumento para o controlo e avalição da execução.
2.1. Orçamento de funcionamento da escola.
É um plano financeiro global da escola operando
para o período fiscal futuro. É geralmente anual.
2.2. Orçamento
de investimento da escola
Interpreta os planos de investimento da escola
para gastos maiores nas infra estruturas principais tais como construções. Pode
se r de cinco anos chamados plurianuais.
Tipos de
orçamentos da escola
2.3. Orçamento
do desempenho ou esboço do orçamento –programa da escola
Serve
para levar avante um programa da escola. Tem haver com aquilo que está para ser feito e nos benefícios disso resultantes para
escola. Não é apenas para declarar o rendimento e gastos, mas também a
desdcrição breve do que deve ser alcançado
depois de cada verba gasta.
2.4. Tipo tradicional de rendimento
Aqui trata
se o rendimento estimado e aspectos para serem financiados. A ess6encia est’a
mais na questão de financiamento do que
no vai ser alcançado. Em todos casos, o esboço de orçamento, dever dar
estimativas extensivas e exactas de:
- Rendimentos ou receitas; e
- Gastos.
Os rendimentos, recai principalmente em dosi sentido:
- Fundos comprometidos, que são fundos do
governo e são claramente destinados para um próposito específico. Como é o
caso de salários de professores, manutenção dos edificios e construção. Este tipo de fundo não podem ser
recolocados ao nível da escola, para quaisquer outros própositos.
- Fundos não comprometidos, geralmente são
donativos pra serem utilizdos em necessidades determinadas como
prioritárias na escola. Incluem contribuições vindas de autoridades locais
e grupos da cominidades, como é o caso de APP.
Para MARTINS( 1999: 88) “ a importância que tem a educação para a
sociedade, os governos estabelecem legislação competente fixando cotas no
orçamento destinada aos serviços
educacionais” .
Com esta ideia, o orçamento
deverá fixar limites na execução das despesas a
serem realizada durante um ano acad’emico.
2.4. Despesas
Correntes: fazem parte de gastos como sal’arios e outros beneficios da administração supervisão
e mais outros gastos de manutenção, viagens, comunicações e material escolar.
Despesas de
capital ou para o desenvolvimento: são gastos nas principais como,construções
, mobiliários equipamento e veiculos.
O controlo orçamental
compreende a situação financeira da instituição e suas prioridades para gastos.
Significa controlar por rúbricas não haver gastos excessivos em algumas delas e
que o dinheiro recebido constem das rúbricas respectivas. No Estado, deve se
ter conta o classicador económico das despesas.
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