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Gestão de Empresas

1.Conceitos

Segundo SILVA et all apud FERREIRA (1993:9) Empresa ‘‘é uma unidade de meios humanos, técnicas e financiamentos organizados e tem por objectivo, através da produção e ou venda de bens e serviços, satisfazer necessidades das comunidades onde se encontra inserida.”

Do ponto de vista económico uma empresa é um conjunto dos factores de produção matérias imateriais, reunidos sob a autoridade de um indivíduo ou de um grupo, para atrair por meio da produção de bens e serviços uma cliente e dai obter um rendimento monetário (IBDEM).

Segundo SANTOS apud ARLINDO SANTOS (2005:25) Empresa “é uma unidade económica de produção que combina, sob uma estrutura organizativa e uma gestão geralmente assente em relação de propriedade ou controlo. Em suma Empresa é um sistema aberto.”

Segundo CHIAVENATO apud BILALE (2003:4) Gestão “são processos de alcançar os objectivos organizacionais, de modo eficiente e eficaz através do planeamento, organização, direcção, e controlo dos recursos humanos, matérias, financeiros e informais’’.


Para GIL (2009:17) Gestão “é a função gerências que visa a comparação das pessoas que actuam nas organizações para o alcance dos objectivos tanto organizacionais quanto individuais, constitui a rigor, uma evolução das áreas designadas no passado como administração de pessoal’’.

Na perspectiva CHIAVENATO (2003:23) Gestão “processo de coordenação e integração de recursos, tendentes a consecução das actividades de planeamento, organização, direcção e controlo.”

Processo de trabalho com e através dos outros, a fim de se atingirem eficazmente os objectivos organizacionais traçados utilizando se eficientemente os recursos escassos, num contexto em constante maturação.

 

 

2.Actividade Económica Empresarial

 

Ø  Produtividade: aptidão para produzir, medida através da relação entre a produção e os factores utilizados;

Ø  Economicidade: busca nacional da alternativa de custos mais favoráveis de entre as possíveis;

Ø  Rentabilidade: relação entre o resultado e o montante dos recursos financeiros envolvidos;

Ø  Equilíbrio Financeiro: capacidade de solvência de compromissos de caracter financeiro a medida que se forem vencendo.

A prática da gestão inclui:

Princípios de gestão concretas e cientificamente definidas, mas também;

Processos subjectivos que podem ser de difícil descrição e difícil de analisar.

2.1 Funções da Gestão

 

 Segundo SANTOS (2008:29) apud WILLIAM existem quatro principais funções:

Ø  Planear: consiste em definir o rumo de organização, ou seja, o que se pretende atingir (missão e objectivos) e o que fazer para tal (estratégia) é necessário conhecer o ambiente (ou meio envolvente) e a própria organização, seus recursos.

Ø  Organização: consiste em decidir, face aos objectivos pretendidos, as funções que devem ser desempenhada por cada colaborador da organização e como se devem relacionar vertical e horizontalmente.

Ø  Dirigir: consiste em actuar de forma a conseguir dos subordinados um desempenho tal que permita atingir os objectivos da organização.

Ø  Controlo: consiste em verificar em que medida os objectivos estão a ser atingidos. Se isso não acontecer dever-se-á a procurar compreender a razão dos desvios eventualmente tomar medidas correctiva

2.2 Interacção da Empresa com outros Sistemas 

 

Trabalhadores;

Fornecedores;

Accionista;

Estado;

Clientes.

 

2.3.Objectivos de uma empresa

De acordo com FAYOL (1950:93) existem três objectivos

2.3.1 Objectivos Naturais

Ø  Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade;

Ø  Proporcionar em prego produtivo para todos os factores da produção;

Ø  Aumentar o bem-estar da sociedade através do uso económico dos factores de produção;

Ø  Proporcionar um justo dos factores da produção;

Ø   Proporcionar um clima propício a satisfação das necessidades humanos normais’

 

2.3.2 Objectivo Estrutural

Ø  Combinação óptima dos recursos de forma a potenciar a sua capacidade de produção, criação de valor;

2.3.3 Objectivo Conjuntural

Ø  Satisfação dos interesses dos Stakeholders.

Ø  Eficácia é a medida do grau da satisfação das expectativas dos Stakeholders.

2.3.4 Objectivo último

Ø  Optimização do lucro a longo prazo, entendido como criação do valor tanto quanto possível e estável que lhe permita a assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento.

2.4 As funções básicas de uma empresa

De acordo com FAYOL (1950:80) salienta que toda empresa apresenta seis funções a saber:

1.      Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviço da empresa;

2.      Funções comerciais: relacionadas com compra, venda e permutação;

3.      Funções financeiras: relacionadas com procura e gerência de capitais;

4.      Função de segurança: relacionadas com protecção e preservação de bens e das pessoas;

5.      Funções contabeis: relacionadas com inventários, balanços, registos, balanços, custos e estatísticas;

6.      Funções administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções, as funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa pairando sempre acima delas.   

3.Critério de classificação de empresas

Ø  Quanto ao sector;

Ø  Quanto a classificação jurídica;

Ø  Quanto a dimensão;

Ø  Quanto a globalização.

3.1 Quanto ao sector

Ø  Sector primário: empresas dedicadas a agricultura, silvicultura, pesca, pecaria e actividades extractivas.

Ø  Sector secundário: Empresas dedicadas a actividades transformadoras, a electricidade, gás, a água e a construção civil e obras públicas.

Ø  Sector terciário: Empresas dedicadas ao comércio, nos transportes e comunicação.

1 Empresário em Nome Individual                

Ø  Proprietário capital: uma única pessoa;

Ø  Património proprietário: bens particulares e bens a factos a actividades económicas;

Ø  Responsabilidade: ilimitada;

Ø  Denominação.

3.2.2 Sociedade em Nome Colectivo

Ø  Responsabilidade sócio solidário e limitada;

Ø  Sócios respondem indevidamente pelas suas entradas;

Ø  Objurgações sócias subsidiará e solidariamente;

3.2.4 Sociedade em Comandita

Ø  Comanditários:

Ø  Entram para a sociedade com capital;

Ø  Responsabilidade limitada a sua encontra;

Ø  Não interfiram no gostar da sociedade.

Ø  Comanditados:

Ø  Entram para a sociedade com trabalho

Ø  Responsabilidade ilimitada.

3.2.5 Sociedade por Quotas

Ø  Capital social - dividido por quotas;

Ø  Responsabilidade - limitada ao valor de que quota;

Ø  Não admite contribuições da indústria;

Ø  Só o património responde pelas dívidas da sociedade;

Ø  Denominação;

Ø  Sociedade Anónimo.

3.2.6 Sociedade anónima

Ø  Capital social dividido por acções;

Ø  Não admite contribuições de indústria;

Ø  Responsabilidade limitada.

3.3 Quanto a Dimensão

Ø  Pequenas empresas;

Ø  Medias empresas;

Ø  Grandes empresas.

3.4 Quanto a globalização 

Ø  Empresa local: os produtos desenvolvidos e comercializados no mercado domésticos são vendidos nos mercados externos de uma forma relativamente independente e sem alteração significativa.

Ø  Empresa multinacional: a empresa procura desenvolver produtos adequados, preferência dos clientes dos diversos mercados geográficos e gene com elevada autonomia as operações de cada pais.

Ø  Empresa global: uma gama pouco variada de produtos são fabricados num número restrito do plataforma de produção com vista a alcançar a liderança curtos a escala mundial.

Ø  Empresa transnacional: a empresa explora as suas competências centrais a escala mundial, mas prestando atenção as especificidade de cada mercado.

 

4. Características Principais das Empresas

 

Segundo CHIAVENATO (2003:78) refere -se de algumas principais características da empresa:

Ø  Definição comum dos objectivos entre executivo e superior hierárquico;

Ø  Definição de objectivos para cada departamento ou posição;

Ø  Interligação entre vários objectivos interdepartamentais;

Ø  Ênfase na mediação e no controle dos resultados.

5.O Papel do Gestor

5.1 Nível institucional:

Ø  Estabelecer objectivos empresários;

Ø  Verificar e analisar alternativas estratégicas;

Ø  Tomada de decisões globais;

Ø  Elabora o planeamento estratégico e político.

5.2 Nível Gestão:

Ø  Estabelecer objectivos departamentais;

Ø  Verificar e analisar alternativas tácticas;

Ø  Elabora planos tácticos;

Ø  Implementa planos tácticos;

Ø  Avalia resultados.

5.3 Nível Operacional:

Ø  Verifica e analisa alternativas;

Ø  Avalia e planeia a acção diária;

Ø   Implementa a operação do dia-a-dia;

Ø  Avalia os resultados quotidianos.

 

6. As Aptidões do Gestor

Segundo ROBERT KARTZ (1955:20) para ser eficiente e eficaz, o gestor deve possuir e continuamente desenvolver varias aptidões essenciais, geralmente considera se três tipos de aptidão:

6.1 Aptidão Conceptual

 (IBDEM) É a capacidade para aprender ideias gerais e abstractas e aplica-los em situações concretas;

Engloba a capacidade de ver a organização como um todo;

Um gestor com a capacidade conceptual, apercebe se da forma como as varias funções da organização se complementam uma as outras;

Como a empresa se relaciona com o seu ambiente;

Como uma alteração numa parte da organização pode afectar a outra parte.

6.2 Aptidões Técnicas

É a capacidade para usar conhecimento, métodos ou técnicas específicas no seu trabalho concreto;

Conhecimento e experiencia em engenharia, informática, contabilidade, marketing, ou produção são exemplos deste tipo de capacidade.

6.3 Aptidão Humana

É a capacidade de compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas;

Envolve características relacionadas com as capacidades de comunicar, trabalhar e entender as atitudes e os comportamentos dos indivíduos e dos grupos.

 

7. Importância da Gestão 

Segundo SANTOS (2008:S/p) refere se que o ser humano é por sua natureza um ser social, tem necessidade de interagir com outros seres humanos, vivendo por isso integrado em comunidade de diversas naturezas: religiosas, cientificas, empresarias, escolares etc. poderá se dizer que nesse sentido  que o mundo é uma sociedade de organização.

Ø  Desenvolvimentos dos povos e o aumento do bem-estar;

Ø  Legitimidade de esperar que estas satisfaçam as suas necessidades;

Ø  Assegurar aconteça o que não deixaria também de ter reflexos positivos na satisfação dos clientes.

Ø  Satisfação das necessidades dos clientes ou utilizadores.

Um gestor é o membro da organização que integra e coordena o trabalho de outros membros e desempenha, com maior ou menor grau de autonomia uma conjunta de actividade do planeamento, organização, liderança e controlo.

As teorias da gestão surgiram como objectivo de dar a resposta cabal aos problemas concretos e mais relevantes com que as organizações se debatiam cada momento. E sob estes ponto de vista, elas foram bem sucedidas.

A gestão é designadamente ao nível do planeamento da construção, organização dos recursos disponíveis direcção e liderança dos trabalhadores e controlo do seu desempenho. (CHIAVENATO, 1983:27) 



BIBLIOGRAFIA 

CHIAVENATO, Idalberto, Introdução a teoria geral da administração, editora campos,7º edição Rio de Janeiro 2003.

FAYOL, Henry, Administração Industrial e Geral, editora Atlas, São Paulo, 1950

SANTOS, António J. Robalo, Gestão Estratégica, editora escolar, Lisboa 2008.

TEIXEIRA, Sebastião, Gestão Estratégica, editora escolar, Lisboa 2011.


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