1.Conceitos
Segundo
SILVA et all apud FERREIRA (1993:9) Empresa
‘‘é uma unidade de meios humanos,
técnicas e financiamentos organizados e tem por objectivo, através da produção
e ou venda de bens e serviços, satisfazer necessidades das comunidades onde se
encontra inserida.”
Do
ponto de vista económico uma empresa é um conjunto dos factores de produção
matérias imateriais, reunidos sob a autoridade de um indivíduo ou de um grupo,
para atrair por meio da produção de bens e serviços uma cliente e dai obter um
rendimento monetário (IBDEM).
Segundo
SANTOS apud ARLINDO SANTOS (2005:25) Empresa
“é uma unidade económica de produção que
combina, sob uma estrutura organizativa e uma gestão geralmente assente em
relação de propriedade ou controlo. Em suma Empresa é um sistema aberto.”
Segundo
CHIAVENATO apud BILALE (2003:4) Gestão “são
processos de alcançar os objectivos organizacionais, de modo eficiente e eficaz
através do planeamento, organização, direcção, e controlo dos recursos humanos,
matérias, financeiros e informais’’.
Para
GIL (2009:17) Gestão “é a função gerências
que visa a comparação das pessoas que actuam nas organizações para o alcance
dos objectivos tanto organizacionais quanto individuais, constitui a rigor, uma
evolução das áreas designadas no passado como administração de pessoal’’.
Na
perspectiva CHIAVENATO (2003:23) Gestão “processo de coordenação e integração
de recursos, tendentes a consecução das actividades de planeamento,
organização, direcção e controlo.”
Processo
de trabalho com e através dos outros, a fim de se atingirem eficazmente os
objectivos organizacionais traçados utilizando se eficientemente os recursos
escassos, num contexto em constante maturação.
2.Actividade Económica Empresarial
Ø Produtividade: aptidão
para produzir, medida através da relação entre a produção e os factores
utilizados;
Ø Economicidade: busca
nacional da alternativa de custos mais favoráveis de entre as possíveis;
Ø Rentabilidade: relação
entre o resultado e o montante dos recursos financeiros envolvidos;
Ø Equilíbrio Financeiro:
capacidade de solvência de compromissos de caracter financeiro a medida que se
forem vencendo.
A
prática da gestão inclui:
Princípios
de gestão concretas e cientificamente definidas, mas também;
Processos
subjectivos que podem ser de difícil descrição e difícil de analisar.
2.1
Funções da Gestão
Segundo SANTOS (2008:29) apud WILLIAM existem quatro principais funções:
Ø Planear:
consiste em definir o rumo de organização, ou seja, o que se pretende atingir
(missão e objectivos) e o que fazer para tal (estratégia) é necessário conhecer
o ambiente (ou meio envolvente) e a própria organização, seus recursos.
Ø Organização:
consiste em decidir, face aos objectivos pretendidos, as funções que devem ser
desempenhada por cada colaborador da organização e como se devem relacionar
vertical e horizontalmente.
Ø Dirigir:
consiste em actuar de forma a conseguir dos subordinados um desempenho tal que
permita atingir os objectivos da organização.
Ø Controlo:
consiste em verificar em que medida os objectivos estão a ser atingidos. Se
isso não acontecer dever-se-á a procurar compreender a razão dos desvios
eventualmente tomar medidas correctiva
2.2
Interacção da Empresa com outros Sistemas
Trabalhadores;
Fornecedores;
Accionista;
Estado;
Clientes.
2.3.Objectivos de uma empresa
De
acordo com FAYOL (1950:93) existem três objectivos
2.3.1
Objectivos Naturais
Ø Proporcionar
satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade;
Ø Proporcionar
em prego produtivo para todos os factores da produção;
Ø Aumentar
o bem-estar da sociedade através do uso económico dos factores de produção;
Ø Proporcionar
um justo dos factores da produção;
Ø Proporcionar um clima propício a satisfação das
necessidades humanos normais’
2.3.2
Objectivo Estrutural
Ø Combinação
óptima dos recursos de forma a potenciar a sua capacidade de produção, criação
de valor;
2.3.3
Objectivo Conjuntural
Ø Satisfação
dos interesses dos Stakeholders.
Ø Eficácia
é a medida do grau da satisfação das expectativas dos Stakeholders.
2.3.4
Objectivo último
Ø Optimização
do lucro a longo prazo, entendido como criação do valor tanto quanto possível e
estável que lhe permita a assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento.
2.4
As funções básicas de uma empresa
De
acordo com FAYOL (1950:80) salienta que toda empresa apresenta seis funções a
saber:
1. Funções
técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviço da empresa;
2. Funções
comerciais: relacionadas com compra, venda e permutação;
3. Funções
financeiras: relacionadas com procura e gerência de capitais;
4. Função
de segurança: relacionadas com protecção e preservação de bens e das pessoas;
5. Funções
contabeis: relacionadas com inventários, balanços, registos, balanços, custos e
estatísticas;
6. Funções
administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções,
as funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa
pairando sempre acima delas.
3.Critério
de classificação de empresas
Ø Quanto
ao sector;
Ø Quanto
a classificação jurídica;
Ø Quanto
a dimensão;
Ø Quanto a globalização.
3.1
Quanto ao sector
Ø Sector primário:
empresas dedicadas a agricultura, silvicultura, pesca, pecaria e actividades
extractivas.
Ø Sector secundário: Empresas
dedicadas a actividades transformadoras, a electricidade, gás, a água e a
construção civil e obras públicas.
Ø Sector terciário: Empresas
dedicadas ao comércio, nos transportes e comunicação.
1 Empresário em Nome
Individual
Ø Proprietário
capital: uma única pessoa;
Ø Património
proprietário: bens particulares e bens a factos a actividades económicas;
Ø Responsabilidade:
ilimitada;
Ø Denominação.
3.2.2
Sociedade em Nome Colectivo
Ø Responsabilidade
sócio solidário e limitada;
Ø Sócios
respondem indevidamente pelas suas entradas;
Ø Objurgações
sócias subsidiará e solidariamente;
3.2.4
Sociedade em Comandita
Ø Comanditários:
Ø Entram
para a sociedade com capital;
Ø Responsabilidade
limitada a sua encontra;
Ø Não
interfiram no gostar da sociedade.
Ø Comanditados:
Ø Entram
para a sociedade com trabalho
Ø Responsabilidade
ilimitada.
3.2.5
Sociedade por Quotas
Ø Capital
social - dividido por quotas;
Ø Responsabilidade
- limitada ao valor de que quota;
Ø Não
admite contribuições da indústria;
Ø Só
o património responde pelas dívidas da sociedade;
Ø Denominação;
Ø Sociedade
Anónimo.
3.2.6
Sociedade anónima
Ø Capital
social dividido por acções;
Ø Não
admite contribuições de indústria;
Ø Responsabilidade
limitada.
3.3 Quanto a Dimensão
Ø Pequenas
empresas;
Ø Medias
empresas;
Ø Grandes
empresas.
3.4
Quanto a globalização
Ø Empresa local: os
produtos desenvolvidos e comercializados no mercado domésticos são vendidos nos
mercados externos de uma forma relativamente independente e sem alteração
significativa.
Ø Empresa multinacional:
a empresa procura desenvolver produtos adequados, preferência dos clientes dos
diversos mercados geográficos e gene com elevada autonomia as operações de cada
pais.
Ø Empresa global:
uma gama pouco variada de produtos são fabricados num número restrito do
plataforma de produção com vista a alcançar a liderança curtos a escala
mundial.
Ø Empresa transnacional:
a empresa explora as suas competências centrais a escala mundial, mas prestando
atenção as especificidade de cada mercado.
4.
Características Principais das Empresas
Segundo
CHIAVENATO (2003:78) refere -se de algumas principais características da
empresa:
Ø Definição
comum dos objectivos entre executivo e superior hierárquico;
Ø Definição
de objectivos para cada departamento ou posição;
Ø Interligação
entre vários objectivos interdepartamentais;
Ø Ênfase
na mediação e no controle dos resultados.
5.O Papel do Gestor
5.1 Nível
institucional:
Ø Estabelecer
objectivos empresários;
Ø Verificar
e analisar alternativas estratégicas;
Ø Tomada
de decisões globais;
Ø Elabora
o planeamento estratégico e político.
5.2
Nível Gestão:
Ø Estabelecer
objectivos departamentais;
Ø Verificar
e analisar alternativas tácticas;
Ø Elabora
planos tácticos;
Ø Implementa
planos tácticos;
Ø Avalia
resultados.
5.3
Nível Operacional:
Ø Verifica
e analisa alternativas;
Ø Avalia
e planeia a acção diária;
Ø Implementa a operação do dia-a-dia;
Ø Avalia
os resultados quotidianos.
6.
As Aptidões do Gestor
Segundo
ROBERT KARTZ (1955:20) para ser eficiente e eficaz, o gestor deve possuir e
continuamente desenvolver varias aptidões essenciais, geralmente considera se
três tipos de aptidão:
6.1
Aptidão Conceptual
(IBDEM) É a capacidade para aprender ideias
gerais e abstractas e aplica-los em situações concretas;
Engloba
a capacidade de ver a organização como um todo;
Um
gestor com a capacidade conceptual, apercebe se da forma como as varias funções
da organização se complementam uma as outras;
Como
a empresa se relaciona com o seu ambiente;
Como
uma alteração numa parte da organização pode afectar a outra parte.
6.2
Aptidões Técnicas
É
a capacidade para usar conhecimento, métodos ou técnicas específicas no seu
trabalho concreto;
Conhecimento
e experiencia em engenharia, informática, contabilidade, marketing, ou produção
são exemplos deste tipo de capacidade.
6.3
Aptidão Humana
É
a capacidade de compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas;
Envolve
características relacionadas com as capacidades de comunicar, trabalhar e
entender as atitudes e os comportamentos dos indivíduos e dos grupos.
7.
Importância da Gestão
Segundo
SANTOS (2008:S/p) refere se que o ser humano é por sua natureza um ser social,
tem necessidade de interagir com outros seres humanos, vivendo por isso
integrado em comunidade de diversas naturezas: religiosas, cientificas,
empresarias, escolares etc. poderá se dizer que nesse sentido que o mundo é uma sociedade de organização.
Ø Desenvolvimentos
dos povos e o aumento do bem-estar;
Ø Legitimidade
de esperar que estas satisfaçam as suas necessidades;
Ø Assegurar
aconteça o que não deixaria também de ter reflexos positivos na satisfação dos
clientes.
Ø Satisfação
das necessidades dos clientes ou utilizadores.
Um
gestor é o membro da organização que integra e coordena o trabalho de outros
membros e desempenha, com maior ou menor grau de autonomia uma conjunta de
actividade do planeamento, organização, liderança e controlo.
As
teorias da gestão surgiram como objectivo de dar a resposta cabal aos problemas
concretos e mais relevantes com que as organizações se debatiam cada momento. E
sob estes ponto de vista, elas foram bem sucedidas.
A
gestão é designadamente ao nível do planeamento da construção, organização dos
recursos disponíveis direcção e liderança dos trabalhadores e controlo do seu
desempenho. (CHIAVENATO, 1983:27)
CHIAVENATO,
Idalberto, Introdução a teoria geral da
administração, editora campos,7º edição Rio de Janeiro 2003.
FAYOL,
Henry, Administração Industrial e Geral, editora
Atlas, São Paulo, 1950
SANTOS,
António J. Robalo, Gestão Estratégica,
editora escolar, Lisboa 2008.
TEIXEIRA,
Sebastião, Gestão Estratégica,
editora escolar, Lisboa 2011.
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