Gestão de Relacionamento com o Cliente
Conceitos
Gestão -É processo
que se desencadeia pelo acto de administrar ou gerir um determinado objecto.
Relacionamento – pode ser
entendido como a maneira de inteiração e entendimento entre duas ou mais
pessoas.
Cliente – é
a segunda parte à passiva numa determinada relação jurídica.
Segundo
a (wikpedia 10.08.2011 15h) “O termo
Gestão de relacionamento com o cliente podemos entender como organização a
angariar e fidelizar clientes actuais na busca de atingir a sua satisfação
total através do melhor entendimento das suas necessidades e expectativas e
formação de uma visão global dos ambientes de marketing”. Trata-se, sem dúvida, de uma
estratégia de negócio.
empresas
que conhecem profundamente os seus clientes, conseguem criar respostas
personalizadas antecipando as suas vontades e respondendo de forma precisa aos
seus desejos.
Ao nível da implementação do sistema
de Gestão de Relação com o Cliente, os passos passam por configurar o modelo de
relacionamento na tecnologia adquirida e implementar a estratégia de
relacionamento com o cliente, incluindo um conjunto de ferramentas de apoio,
como telemarketing, canais virtuais de relacionamento,
terminais de ponto de venda.
Aspectos que contribuem para o sucesso de Gestão de Relação
com o Cliente são:
Ø As técnicas de investigação
científica porque são meios para alcançar os Objectivos;
Ø Envolvimento, comprometimento e
acompanhamento da gestão de topo;
Ø Selecção da tecnologia de acordo com
o negócio;
Ø A Tecnologia deve preencher
necessidades específicas do negócio;
Ø Perceber como as funcionalidades são
realizadas e compreender a arquitectura global do sistema;
Ø Apoio e formação aos utilizadores;
Ø Competência multidisciplinar da
equipe de projecto;
Ø Estabelecimento de etapas e
prioridades;
Ø Consistência da integração do
sistema.
Tipos de Gestão do Relacionamento com o cliente
· Gestão do Relacionamento com o cliente Operacional: é a aplicação da tecnologia de informação para melhorar a eficiência do relacionamento entre os clientes e a empresa.
· Gestão do Relacionamento com o cliente Colaborativo: é a aplicação da tecnologia de informação que permite a automação e a integração entre todos os pontos de contacto do cliente com a empresa.
· Gestão do Relacionamento com o cliente Analítico: determinar qual a estratégia a seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes.
·
Gestão do Relacionamento com o
cliente Social: é a forma de interagir com o
cliente por meio das mídias sociais, e ainda de enriquecer os dados e
informações sobre o cliente com base nas informações encontradas em seus perfis
nas redes sociais.
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