Avançar para o conteúdo principal

Uso de meios didáctico-tecnológicos no PEA de geografia: Tendências actuais.

Uso de meios didáctico-tecnológicos no PEA de geografia: Tendências actuais.

1.Uso de meios didáctico-tecnológicos no PEA de geografia: Tendências actuais.

1.1.Recursos didácticos no ensino de geografia   

Recursos didácticos são conjuntos de materiais que, ao serem utilizados para fins pedagógicos, buscam uma melhor mediação de conhecimento de conteúdos com os alunos, podendo ser todo tipo de objecto material (giz, livro didáctico, maquete, globo terrestre, entre outros) ou imaterial (tonalidade da voz e expressões corporais); os recursos didáticos modernos são formados por componentes electrónicos e computacionais (FISCARELLI, 2008).

 

1.O ensino da geografia e as novas tecnologias

Segundo ALMEIDA (2003) o ensino da Geografia é um dos campos que mais se prestará à implantação de novos métodos (no sentido grego de caminho) e, portanto, de novas tecnologias.

Na perspectiva de ROMANÓ (2008) Os equipamentos tecnológicos de comunicação e informação já se constituem uma ferramenta imprescindível na aprendizagem, quer sejam aplicadas no ensino presencial ou à distância”.

BELLONI (2001) reforçam este ponto e fornecem respaldo à posição de que o processo de ensino-aprendizagem já não pode funcionar sem se articular dinâmicas mais amplas, que extrapolem a sala de aula.

 

Uso das TIC na sala de aula

As tecnologias de informação e comunicação (TIC), chegam às salas de aulas para facilitar a prática de professores e alunos, unindo as actividades em grupos de aprendizagem sendo bem mais proveitoso. Para isso, faz-se necessário que as instituições estejam bem preparadas e equipadas, com profissionais para transformar um espaço escolar em inovador, principalmente para atender os cursos à distância onde os alunos estudam em grupos. MORAN (2005).

 

Professores têm desenvolvido projectos e actividades referentes às tecnologias ao ensino escolar como laboratório de informática, pelo avanço da integração das tecnologias. As Escolas e Universidades repensam nos seus projectos políticos pedagógicos para integrar as mudanças das actividades à distância com as presenciais para inovar o processo ensino- O professor reflexivo necessita, portanto, entender e incorporar novas habilidades cognitivas, descrever situações, processos, causas e efeitos analíticos; e compreender as características dos processos de ensino-aprendizagem reflexivo dos que participam do processo educativo. O que se observa é que o emprego das TIC tem acarretado sensíveis mudanças no panorama da Educação (BERTONCELLO, 2008).


PARA ACESSAR O TRABALHO COMPLETO CLIQUE NO LINK ABAIXO



Comentários

Mensagens populares deste blogue

HISTORIAL DA PLANIFICAÇÃO EDUCACIONAL E ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A HISTORIA DE UM CONCEITO

                        1.1 - Planificação Ø   Planificação é um processo que consiste na determinação dos objectivos do desenvolvimento da educação (Matangue 2008). Ø   Planificação é um exercício de se antecipar o futuro da instituição, de traçar o caminho a seguir, de definir rumos, de preparar o desenvolvimento para vencer as condições diversas do mercado 1.2 - Educação Educação é uma componente imprescindível na dinâmica do desenvolvimento do povo, na reprodução social e na formação de ideias na medida em que ensina, ou instrui a sociedade em diferentes níveis de vida económica política e social.   2 . Algumas observações sobre a história de um conceito     Em primeiro lugar, seria necessário recordar sistematicamente os diferentes aspectos de uma evolução que, durante vinte ou vinte e cinco anos, absorveu-se uma boa parte das r...

ANTROPOLOGIA CULTURAL

ANTROPOLOGIA CULTURAL DE MOÇAMBIQUE  1.Conceitos Na luz de MALINOWSKI (2003:s/p), refere que Antropologia “ uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano de forma holísta”.   Antropologia é ciência integrada, que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertece, combinando perspectiva das ciências naturais, sociais e humanas. A cultura é um conjunto de valores crenças, conhecimentos, instrução, normas, comportamento, produção artistica e técnícos partilhado pelos membros de uma sociedede, transmissivel às gerações seguintes e resultante de interação social (MARCONI e PRESOTO, 2005). Cultura é o conjunto de informação e do conheimento adquirido por aprendizagem social. Para GALLAHER (2008:5), Colonial “é relativo ao colonialismo consiste numa política de exerçer o controle ou autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduo com poder miliitar”. Represetante do governo de um país ao qual esse território não pertenci...

O papel das ONGs e do sector privado no aprovisionamento de educação

Organizações Não Governamentais Conceito Segundo PNUD (1996:6) define As Organizações Não Governamentais (ONG´s) como sendo organizações sem fins lucrativos que operam independentemente de Governos.   As ONG´s abrangem um leque grande de agrupamentos de tamanhos diferentes e uma variedade de área de trabalho, orientados principalmente na prestação de serviços a comunidades rurais numa base não lucrativa. As áreas globais de actuação incluem entre outras: Agricultura, pecuária, Floresta, Educação, Água, Saúde, Pescas, Meio Ambientes, Infraestrutura, Estradas, desenvolvimento Institucional, Comercialização, Poupança e Crédito. As Organizações Não governamentais nacionais ainda não têm expressão significativa, existindo algumas que de forma hesitante procuram estabelecer-se, no entanto não possuem uma estrutura interna de recursos humanos com conhecimentos sólidos de gestão que permitam à organização assentar-se, para além de que na sua maioria sofre de dependência extrema d...