Avançar para o conteúdo principal

Uso de meios didáctico-tecnológicos no PEA de geografia: Tendências actuais.

Uso de meios didáctico-tecnológicos no PEA de geografia: Tendências actuais.

1.Uso de meios didáctico-tecnológicos no PEA de geografia: Tendências actuais.

1.1.Recursos didácticos no ensino de geografia   

Recursos didácticos são conjuntos de materiais que, ao serem utilizados para fins pedagógicos, buscam uma melhor mediação de conhecimento de conteúdos com os alunos, podendo ser todo tipo de objecto material (giz, livro didáctico, maquete, globo terrestre, entre outros) ou imaterial (tonalidade da voz e expressões corporais); os recursos didáticos modernos são formados por componentes electrónicos e computacionais (FISCARELLI, 2008).

 

1.O ensino da geografia e as novas tecnologias

Segundo ALMEIDA (2003) o ensino da Geografia é um dos campos que mais se prestará à implantação de novos métodos (no sentido grego de caminho) e, portanto, de novas tecnologias.

Na perspectiva de ROMANÓ (2008) Os equipamentos tecnológicos de comunicação e informação já se constituem uma ferramenta imprescindível na aprendizagem, quer sejam aplicadas no ensino presencial ou à distância”.

BELLONI (2001) reforçam este ponto e fornecem respaldo à posição de que o processo de ensino-aprendizagem já não pode funcionar sem se articular dinâmicas mais amplas, que extrapolem a sala de aula.

 

Uso das TIC na sala de aula

As tecnologias de informação e comunicação (TIC), chegam às salas de aulas para facilitar a prática de professores e alunos, unindo as actividades em grupos de aprendizagem sendo bem mais proveitoso. Para isso, faz-se necessário que as instituições estejam bem preparadas e equipadas, com profissionais para transformar um espaço escolar em inovador, principalmente para atender os cursos à distância onde os alunos estudam em grupos. MORAN (2005).

 

Professores têm desenvolvido projectos e actividades referentes às tecnologias ao ensino escolar como laboratório de informática, pelo avanço da integração das tecnologias. As Escolas e Universidades repensam nos seus projectos políticos pedagógicos para integrar as mudanças das actividades à distância com as presenciais para inovar o processo ensino- O professor reflexivo necessita, portanto, entender e incorporar novas habilidades cognitivas, descrever situações, processos, causas e efeitos analíticos; e compreender as características dos processos de ensino-aprendizagem reflexivo dos que participam do processo educativo. O que se observa é que o emprego das TIC tem acarretado sensíveis mudanças no panorama da Educação (BERTONCELLO, 2008).


PARA ACESSAR O TRABALHO COMPLETO CLIQUE NO LINK ABAIXO



Comentários

Mensagens populares deste blogue

GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO E EM MOÇAMBIQUE

GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO E EM MOÇAMBIQUE   1.1. Globalização Globalização é uma força condutora central por trás das rápidas mudanças sociais, políticas e económicas que estão a remodelar as sociedades modernas e a ordem mundial (CARDOSO, 1996) Para DRUCKER, (1993) a globalização significa “A integração do capital, da tecnologia e da informação para lá das fronteiras nacionais, criando um mercado global único e em certa medida, uma aldeia global”.   De acordo com BHALLA, (2005) Globalização como um processo que tem conduzido ao condicionamento crescente das políticas económicas nacionais pela esfera mega económica, ao mesmo tempo que se adensam as relações de interdependência, dominação e dependência entre os actores internacionais e nacionais, incluindo os próprios governos nacionais que procuram pôr em prática as suas estratégias no mercado global.   Globalização é um conjunto de transformações económicas, políticas, sociais e culturais que se fazem sentir...

introdução a pedogeografia

Introdução a Pedogeografia Geografia de solos, também chamada Pedogeografia, estuda a distribuição de solos, as associações características dos solos com a vegetação, drenagem, relevo, rochas, clima e o significado dos solos na economia e cultura de uma região . A pedologia (ciência do solo) surgiu no século passado e os geógrafos contribuíram muito para o seu desenvolvimento.   A real natureza do solo como uma entidade isolada, separada do material rochoso subjacente, do qual é originário, foi descoberta por um geólogo russo, V. V. Dokuchaev, por volta de 1875. Uma classificação apropriada dos solos, baseada em suas características inerentes, ao invés de no material geológico do qual são formados, foi criada em 1927 pelo geógrafo americano C. F. Marbut.   Na relação do ambiente com o homem, o solo é de fundamental importância. A agricultura ainda emprega os esforços de aproximadamente dois terços da população mundial, e a maior parte das matérias primas para a indústria...

HISTORIAL DA PLANIFICAÇÃO EDUCACIONAL E ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A HISTORIA DE UM CONCEITO

                        1.1 - Planificação Ø   Planificação é um processo que consiste na determinação dos objectivos do desenvolvimento da educação (Matangue 2008). Ø   Planificação é um exercício de se antecipar o futuro da instituição, de traçar o caminho a seguir, de definir rumos, de preparar o desenvolvimento para vencer as condições diversas do mercado 1.2 - Educação Educação é uma componente imprescindível na dinâmica do desenvolvimento do povo, na reprodução social e na formação de ideias na medida em que ensina, ou instrui a sociedade em diferentes níveis de vida económica política e social.   2 . Algumas observações sobre a história de um conceito     Em primeiro lugar, seria necessário recordar sistematicamente os diferentes aspectos de uma evolução que, durante vinte ou vinte e cinco anos, absorveu-se uma boa parte das r...