Avançar para o conteúdo principal

SISTEMA SOLAR

O QUE É SISTEMA SOLAR? 

  Sistema solar é nome se dá ao conjunto formado pelo sol e por todos os astros que orbitam à sua volta. O sistema solar é constituído pelo sol, rodeado por oito planetas e seus  satélites  naturais, os asteróides, os cometas e a matéria interplanetária. O sol move-se como todas as outras estrelas da galáxia.

Sol

O sol é a estrela central do sistema planetário solar. Em torno dele sabe-se que gravitam oito planetas dos quais quatro menores (anões), 1600 asteróides, 138 satélites e um grande numero de cometas.

Planetas

Os planetas são astros iluminados que giram em torno do sol, descrevendo uma orbita elíptica pouco alongada.

Planetas menores/ telúricos

Do ponto de vista físico os planetas: Aqueles que estão entre o sol e a cintura de asteróides, nomeadamente: mercúrio, Vénus, terra e Marte. São pequenos e densos com poucos satélites e sem anéis.

Planetas gigantes ou gasosos

São localizados após a cintura de asteróides, nomeadamente: Júpiter, Saturno, úrano e Neptuno. São grandes e pouco densos, com muitos satélites e sistemas de anéis.

Plutão -Planetas anão  

Ate Agosto de 2006, considerava-se Plutão como um novo planeta do sistema solar. A união astronómica internacional criou uma categoria de um corpo celeste chamado planeta anão, dentro do qual estão incluídos Plutão, eris e também o asteróide Ceres, situado entre as orbitas de Marte e Júpiter.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

HISTORIAL DA PLANIFICAÇÃO EDUCACIONAL E ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A HISTORIA DE UM CONCEITO

                        1.1 - Planificação Ø   Planificação é um processo que consiste na determinação dos objectivos do desenvolvimento da educação (Matangue 2008). Ø   Planificação é um exercício de se antecipar o futuro da instituição, de traçar o caminho a seguir, de definir rumos, de preparar o desenvolvimento para vencer as condições diversas do mercado 1.2 - Educação Educação é uma componente imprescindível na dinâmica do desenvolvimento do povo, na reprodução social e na formação de ideias na medida em que ensina, ou instrui a sociedade em diferentes níveis de vida económica política e social.   2 . Algumas observações sobre a história de um conceito     Em primeiro lugar, seria necessário recordar sistematicamente os diferentes aspectos de uma evolução que, durante vinte ou vinte e cinco anos, absorveu-se uma boa parte das r...

introdução a pedogeografia

Introdução a Pedogeografia Geografia de solos, também chamada Pedogeografia, estuda a distribuição de solos, as associações características dos solos com a vegetação, drenagem, relevo, rochas, clima e o significado dos solos na economia e cultura de uma região . A pedologia (ciência do solo) surgiu no século passado e os geógrafos contribuíram muito para o seu desenvolvimento.   A real natureza do solo como uma entidade isolada, separada do material rochoso subjacente, do qual é originário, foi descoberta por um geólogo russo, V. V. Dokuchaev, por volta de 1875. Uma classificação apropriada dos solos, baseada em suas características inerentes, ao invés de no material geológico do qual são formados, foi criada em 1927 pelo geógrafo americano C. F. Marbut.   Na relação do ambiente com o homem, o solo é de fundamental importância. A agricultura ainda emprega os esforços de aproximadamente dois terços da população mundial, e a maior parte das matérias primas para a indústria...

Introdução ao estudo da geografia da Industria

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA Conceituação: Indústria, Industrialização e Geografia da Indústria. Indústria A indústria é o” conjunto de operações realizadas pelo homem para transformar matérias-primas em bens elaborados, destinados ao consumo”. Para COELHO & TERRA (2002:310), Indústria “é a actividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semi-acabados ou acabados”. Indústria é uma actividade que consiste na elaboração de objectos úteis, bem como a utilização das matérias-primas e contempla a utilização de meios mecânicos e uma produção em larga escala. Ainda, pode-se definir a indústria como sendo a actividade económica de transformação de recursos naturais ou matéria-prima (produtos brutos ou semi-elaborados) em novos produtos (intermédios ou acabados), mediante a aplicação de energia e técnica de elaboração, que podem ser rudimentares ou avançadas. Industrialização A industrialização pode ser definida como sendo o “processo de ...