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Migração

1.         Migração A palavra Migração vem do latin migratìo , ónis , que significa “passagem de um lugar para outro”. Movimento de indivíduos ou grupos, de um local de residência para outro, com intenção de ali permanecerem durante certo período de tempo. O tempo “migração” terio sido criado após o estabelecimento dos chamados Estados-Nacoes para identificar o cruzamento, por estrangeiros, de duas fronteiras. (BORTOLOTO, 2011:123) Na vertente de PIRES (s/d:51) “ A migração é um movimento que de um lado se configura em emigração, quando o movimento é de saída de um determinado país; e imigração, quando o movimento é de entrada em um determinado país”. 1.2. Tipos de Migrações As migrações podem ser de vários tipos. Se considerarmos o espaço de deslocamento temos: migração internacional ou externa e migração nacional ou interna. Há migrações internas, quando ocorridas dentro do mesmo pais, e migrações externas: emigração (quando há um movimento de saída para o estrangeiro)

Problemas Contemporâneos da Educação

Problemas contemporâneos da  educação 1-       Problema:   Quando surge um problema, é necessário pensar a forma como dar a sua   uma solução. Para alguns problemas podemos pensar e encontrar uma solução de imediato, que a mesma é desconhecida para a pessoa que está a espera ver a sua situação resolvida, a ausência do saber ou carência de informação é a razão para a existência do problema. Os problemas podem ser encontrados em todas as áreas do saber e de toda a actividade humana: podemos encontrar problemas filosóficos, económicos, biológicos, familiares e que cada um dos quais com as suas especificidades. Mas, por mais diferentes que sejam, todos eles apresentam uma caracteristica comum: o facto de representarem uma dificuldade insustentável que é necessário ultrapassar. Segundo Ignacio Izuzquiza todos os problemas apresentam um “carácter de tensão, de não resolução, de ignorância   reconhecida, de desafio”. O grande ganho com a resolução de um problema é o próprio prazer   i

HISTORIAL DA PLANIFICAÇÃO EDUCACIONAL E ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A HISTORIA DE UM CONCEITO

                        1.1 - Planificação Ø   Planificação é um processo que consiste na determinação dos objectivos do desenvolvimento da educação (Matangue 2008). Ø   Planificação é um exercício de se antecipar o futuro da instituição, de traçar o caminho a seguir, de definir rumos, de preparar o desenvolvimento para vencer as condições diversas do mercado 1.2 - Educação Educação é uma componente imprescindível na dinâmica do desenvolvimento do povo, na reprodução social e na formação de ideias na medida em que ensina, ou instrui a sociedade em diferentes níveis de vida económica política e social.   2 . Algumas observações sobre a história de um conceito     Em primeiro lugar, seria necessário recordar sistematicamente os diferentes aspectos de uma evolução que, durante vinte ou vinte e cinco anos, absorveu-se uma boa parte das reflexões e dos esforços consagrados à educação em numerosos países. Mas, sobretudo, seria muito útil proceder uma análise crítica relativam

Legalidade das Acções em Aprovisionamento

Legalidade em acções de aprovisionamento Legalidade É o carácter ou qualidade que é legal, conjunto de formalidades prescritas por lei.   Aprovisionamento Acto ou efeito de aprovisionar ou abastecer.   Para LIRA (1980), Adjudicação é o acto judicial mediante o qual se declara e se estabelece que a propriedade de uma coisa (bem móvel e bem imóvel) se transfere de seu primitivo dono (transmitente) para o credor adquirente que então assume sobre a mesma todos os direitos de domínio e posse inerentes a toda e qualquer alienação. Princípio de Legalidade   De acordo MORAES (2002), princípio de legalidade é o ponto crucial de qualquer ordenamento jurídico que aspira a justiça e a racionalidade.   Segundo artigo 5º, inciso II, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se em princípio não prescrever somente será a lei que pode limitar a vontade individual. Assim o particular pode fazer tudo o que a lei não proíbe, mas, fazer aquilo que é autoriza

Conceitos de sistemas a administrativos dentro de um contexto escolar

1.Conceitos de sistemas a administrativos dentro de um contexto escolar. A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada . A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização escolar . Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões. Em Moçambique, a tendência nos últimos 10 anos tem sido uma maior descentralização das organizações escolares, partindo de base onde são feitas as planificações . No entanto, esta tendência não significa que todas as organizações escolares deveriam descentralizar todas suas decisões. Cada organização deve ter a localização da tomada de decisão na hierarquia de acordo 1.1. Grau de centralização-descentralização O grau de centralização-descentralização de cada organização é afetado por diversos fatores. Distribuição do poder dentro de uma escola A distribuição do poder dentro da empresa é concentração de a

Gestão de Empresas

1.Conceitos Segundo SILVA et all apud FERREIRA (1993:9) Empresa ‘‘ é uma unidade de meios humanos, técnicas e financiamentos organizados e tem por objectivo, através da produção e ou venda de bens e serviços, satisfazer necessidades das comunidades onde se encontra inserida .” Do ponto de vista económico uma empresa é um conjunto dos factores de produção matérias imateriais, reunidos sob a autoridade de um indivíduo ou de um grupo, para atrair por meio da produção de bens e serviços uma cliente e dai obter um rendimento monetário (IBDEM). Segundo SANTOS apud ARLINDO SANTOS (2005:25) Empresa “ é uma unidade económica de produção que combina, sob uma estrutura organizativa e uma gestão geralmente assente em relação de propriedade ou controlo. Em suma Empresa é um sistema aberto.” Segundo CHIAVENATO apud BILALE (2003:4) Gestão “são processos de alcançar os objectivos organizacionais, de modo eficiente e eficaz através do planeamento, organização, direcção, e controlo dos recurso

Gestão de Relacionamento com o Cliente

Gestão de Relacionamento com o Cliente Conceitos Gestão - É processo que se desencadeia pelo acto de administrar ou gerir um determinado objecto. Relacionamento – pode ser entendido como a maneira de inteiração e entendimento entre duas ou mais pessoas. Cliente – é a segunda parte à passiva numa determinada relação jurídica.   Segundo a (wikpedia 10.08.2011 15h) “ O termo Gestão de relacionamento com o cliente podemos entender como organização a angariar e fidelizar clientes actuais na busca de atingir a sua satisfação total através do melhor entendimento das suas necessidades e expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing ” . Trata-se, sem dúvida, de uma estratégia de negócio. empresas que conhecem profundamente os seus clientes, conseguem criar respostas personalizadas antecipando as suas vontades e respondendo de forma precisa aos seus desejos.